Sua realização se assemelha a da pHmetria, entretanto tem mais sensores (6 a 8) que a convencional ao longo da sonda. Proporciona a possibilidade de se detectar se : o refluxo é ácido ou não ácido , estando ou não o paciente sob efeito de medicamentos bloqueadores de ácido; a quantidade destes episódios que atinge o esôfago proximal e até a faringe, e se o tipo de refluxo é líquido, gasoso ou misto ( pela impedância). Permite uma avaliação mais abrangente do refluxo, assim como a correlação entre a presença de sintoma e a de refluxo (regurgitação, pigarro e tosse crônica), podendo este exame aumentar a possibilidade de diagnóstico em 30% ,se comparado a pHmetria isolada.
O exame não pode ser realizado aos finais de semana.
O paciente deve ter realizado esofagomanometria previamente.
Deve estar em jejum de 4 horas e a última refeição antes do exame deverá ser apenas de líquidos. Comparecer para o exame de banho tomado, pois o aparelho não poderá ser molhado, impossibilitando o banho por período de 24h. Comparecer com roupas largas, de botões na frente para facilitar a colocação do aparelho de pHmetria. Se a paciente for do sexo feminino, vestir traje de 2 peças (blusa aberta na frente e saia, calça ou bermuda). Serão dadas orientações sobre o preenchimento de uma folha que ocorrerá durante o exame, e se o paciente não tiver condições de fazê-lo, é desejável que o mesmo venha acompanhado por alguém que possa receber estas instruções.
Suspender, caso use, as seguintes medicações (nomes genéricos):
Se na solicitação constar o pedido de ImpedanciopHmetria esofagiana prolongada e a orientação do médico assistente (por escrito) for a de manter a medicação em uso, o paciente não precisará suspender os medicamentos acima citados.
Não é necessário acompanhante para este exame.
Trata-se de um exame de 24h, de duração em que o paciente vai para a casa com o equipamento e voltará no dia seguinte para retira-lo. O exame não é realizado sob sedação, é indolor e não apresenta riscos ou complicações, embora a passagem da sonda pelo nariz possa causar desconforto que geralmente desaparece ao término do exame.
Comparecer para o exame de banho tomado, pois o aparelho não poderá ser molhado, impossibilitando o banho por período de 24h. Comparecer com roupas largas, de botões na frente para facilitar a colocação do aparelho de phmetria. Se a paciente for do sexo feminino, deverá vir em traje de 2 peças (blusa aberta na frente e saia ou calça ou bermuda)
Será utilizado um gel anestésico em uma das narinas para facilitar a introdução de uma sonda fina (2mm) que chegará até o esôfago, podendo incomodar um pouco, sem doer ou machucar. Esta sonda estará conectada a um aparelho portátil que ficará fixo na cintura. Um eletrodo ficará afixado na pele com esparadrapo.
Um eletrodo ficará afixado na pele com esparadrapo. O paciente será liberado logo após a sua instalação, portando o aparelho. O paciente deverá manter suas atividades normais diárias, não sendo necessário repouso absoluto.
A alimentação deverá ser normal, exceto pela ingestão de frutas ácidas e refrigerantes que não deverão ser utilizados enquanto o exame estiver ocorrendo.
A retirada da sonda é rápida, cerca de 1 minuto e não precisa estar em jejum.
O paciente poderá retornar as suas atividades normais, inclusive de trabalho.
O laudo do exame será enviado por via eletrônica (E-mail ou Whatsapp) no prazo de até 1 semana após a realização deste, reduzindo a necessidade de deslocamento ao local onde foi realizado.
Quando solicitado pelo paciente, o resultado impresso poderá ser disponibilizado na clínica, estando disponível para retirada por até 30 dias corridos.
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados. All rights reserved. Proibida sua reprodução total ou parcial
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial