O teste respiratório com mensuração do hidrogênio expirado é um exame simples, não invasivo (sem coleta de sangue) e totalmente indolor, podendo ser realizado em gestantes e em crianças. Este hidrogênio expirado é consequência da não absorção de açucares (lactose, sorbitol, frutose, frutano, xilitol ) ou da fermentação realizada por grande quantidade de bactérias no intestino delgado. O hidrogênio produzido é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é eliminado podendo sua concentração existente nos “sopros” ser medida por uma máquina.
Investigação de diarréia, excesso de gases, distensão e dor abdominal, constipação, que podem ser causados por intolerância a açucares (lactose, frutose, frutano, xilitol) e ao supercrescimento bacteriano.
Auxilio no diagnóstico diferencial de síndrome do intestino irritável, insuficiência pancreática exócrina, cirrose hepática e no monitoramento de doença celíaca.
Pode ser realizado em adultos e crianças a partir de 6 anos de idade.
Pacientes diabéticos devem consultar seu médico assistente sobre o controle da glicemia antes de realizar o teste.
4 a 6 semanas antes do exame:
A partir da manhã da véspera do exame:
Na manhã do exame:
Não é necessário acompanhante para este exame.
Trata-se de exame simples, com duração de 3 a 4 horas com coleta de amostras expiratórias, por sopros, em intervalos regulares de 15 ou 30 minutos. No início do exame, o paciente em jejum sopra em um aparelho para ter a quantidade basal de hidrogênio expirado. Depois, ele ingere uma quantidade pequena do açúcar a ser testado diluído em liquido e realiza novos sopros em intervalos regulares associadamente ao relato do surgimento de sintomas neste período.
Entre os açucares testados estão a lactose (para avaliar insuficiência ou deficiência de enzima lactase), lactulose ou glicose (para avaliar supercrescimento bacteriano), sorbitol (adoçante), frutose (para avaliar intolerância a frutas/legumes).
Os sintomas que foram a indicação do seu exame poderão ocorrer durante e após o exame, sendo indicado não marcar compromissos importantes após este.
O laudo do exame será enviado por via eletrônica (E-mail ou Whatsapp) no prazo de até 1 semana após a realização do exame, reduzindo a necessidade de deslocamento ao local onde foi realizado.
Quando solicitado pelo paciente, o resultado impresso poderá ser disponibilizado na clínica para retirada por até 30 dias corridos após a realização do exame.
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados. All rights reserved. Proibida sua reprodução total ou parcial
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial