A Videoendoscopia Digestiva Alta é um exame utilizado para investigação de inúmeros sintomas digestivos que podem estar associados a doença de refluxo, gastrites, duodenites, tumores etc.. assim como tratamento (retirada de pólipos, dilatação de áreas estreitadas, entre outros).
No momento do agendamento avise se tem alergias a medicamentos, válvulas cardíacas artificiais, ou história prévia de endocardite.
Se estiver usando medicamentos para controlar a coagulação (Marevan , AAS, Ticlid, Coumadin, Clexane, Warfarin etc) nos avise e converse com seu médico assistente antes de realizar o exame, pois poderá ser necessária a suspensão destes dependendo da indicação do mesmo.
No dia do exame você poderá usar os medicamentos para tratamento de pressão após o término do mesmo. Antiácidos devem ser suspensos na véspera.
Se usar medicamentos para diabetes ( glifage ou semelhante e/ou insulina) , preferencialmente marcar o exame pela manhã e utilizar a medicação após o término do exame e liberação da alimentação.
Não esqueça de trazer a lista de medicamentos que faz uso.
Importante alertar que o uso de antibioticos nas 6 semanas prévias ao exame pode influenciar no resultado da pesquisa de helicobacter pylori assim como o uso de bloqueadores de ácido ,como omeprazol ou semelhantes.
No dia do exame você poderá usar os medicamentos para tratamento de pressão até 2 horas antes do exame. Antiácidos devem ser suspensos na véspera e os de diabetes dependerá do tipo (oral ou insulina) e do horário de sua utilização. Se estiver usando medicamentos para controlar a coagulação (Marevan , Warfarin etc,,) converse com seu médico assistente antes de realizar o exame, pois poderá ser necessária suspensão destes dependendo da indicação do exame.
Deverá ser feito jejum de 6 horas. Venha com roupa confortável, fácil de vestir e você for do sexo feminino use de preferência sapato de salto baixo.
Se o exame for realizado pela manhã, não comer após as 22 horas. Se você estiver com dificuldade na passagem dos alimentos pelo esôfago, solicitamos que o jantar seja composto de alimentos líquidos, claros e coados. Se o exame for realizado a tarde, o café da manhã deve conter alimentos leves, de acordo com as orientações obtidas no momento da marcação.
Utilizar 50 gotas de dimeticone®, luftal® ou flagass®, milicon® ou similares via oral cerca de 1 hora antes do exame, pois seu uso facilitará a visualização durante o exame.
Se realizou exames endoscópicos anteriores ou cirurgias prévias referentes ao esôfago, estomago, duodeno, traga os laudos destes no dia do exame.
O paciente deverá comparecer a clínica com a solicitação do exame, documentos de identidade e a carteira do convênio, e acompanhado por adulto em boas condições de saúde física e mental, que deverá permanecer na clínica desde a entrada do paciente até a sua saída. Na ausência de acompanhante ou se o paciente vier dirigindo qualquer tipo de veículo, o exame deverá ser remarcado.
O horário de agendamento do exame é flexível servindo de referência para a chegada do paciente a clínica, entretanto atrasos podem ocorrer em função de dificuldades de autorização do procedimento junto ao convênio, ausência do acompanhante no momento do exame, ou do tipo de exame que está sendo realizado no paciente que o está precedendo, da mesma forma que poderá ocorrer com seu exame.
O exame se inicia com explicações sobre o procedimento, riscos e benefícios ( Termo e Consentimento Livre esclarecido) e com a assinatura deste documento. Apesar do aparelho ser flexível, um discreto desconforto durante a sua passagem pode ser considerado normal. Para facilitar a tolerância ao exame é aplicado um spray de anestésico na garganta e medicamentos pela veia que podem causar leve sonolência e relaxamento, não havendo necessidade que o mesmo durma.
O exame pode ser considerado simples, rápido (cerca de 5 minutos) e de fácil realização ocorrendo com a introdução de um aparelho fino calibre pela boca e que permite visualizar até parte do duodeno e tirar fotos dos locais examinados. Se necessárias podem ser realizadas biópsias (retirada de amostras de tecido para serem avaliadas em laboratório) que possibilitam a pesquisa de helicobacter pylori (teste rápido ou histopatológico) e auxiliam no diagnóstico de diferentes doenças (doença celíaca, doenças inflamatórias, infecciosas e tumorais).
Complicações mais sérias são raras (menos de 0,2% dos casos), e podem estar relacionadas ao uso de sedativos ou ao procedimento endoscópico. Durante o exame, o paciente tem sua atividade cardíaca e a oxigenação sanguínea avaliadas continuamente através de aparelhos, gerando mais segurança ao exame, estando a equipe participante habilitada para o tratamento imediato de quaisquer destas complicações. O risco de sangramento ou de perfuração nos exames diagnósticos são raros.
Antes de ser liberado, o paciente deverá permanecer em observação na sala de recuperação durante cerca de 20 min. Os efeitos dos medicamentos utilizados durante o exame cessam logo após o término do exame, mas a sonolência ou tontura podem persistir por algum tempo, o que torna necessária a presença do acompanhante, para levá-lo para casa.
O paciente poderá se alimentar com dieta leve cerca de 1 hora após o exame. Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas devido ao risco de interação com os medicamentos usados, conduzir veículos (carros, motocicletas, bicicletas) por redução de reflexos ou realizar exercício físico nas 12 h seguintes ao exame.
O laudo do exame é entregue ao acompanhante do paciente na sala de recuperação ou enviado por Email ou Whatsapp.
O material coletado durante o exame (biópsias e polipectomias) será encaminhado diretamente para o laboratório, cuja identificação lhe será comunicada ao final do exame. Estes resultados serão fornecidos APENAS junto aos laboratórios, por via eletrônica ou localmente.
Eventualmente poderá ocorrer flebite (inflamação da veia) em pessoas mais sensíveis aos medicamentos ou após dificuldades técnicas na punção da veia ou hematomas (inchação ou manchas roxas) no local da aplicação da medicação venosa. Recomenda-se a aplicação de compressas geladas (no dia do exame) seguidas por compressas quentes ou o uso de pomadas anti-inflamatórias locais. Se houver dor na garganta ou rouquidão após o exame, pode-se fazer gargarejos com flogoral® etc...
Se surgirem dúvidas, favor contactar a Gastrocentro Carioca.
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados. All rights reserved. Proibida sua reprodução total ou parcial
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial