A Retossigmoidoscopia flexível pode ser realizada por proctologista ou gastroenterologista. Este é um aparelho mais sofisticado que a retossigmoidoscopia rígida e permite a realização de fotos durante o exame, além de causar menor desconforto durante a realização do mesmo. Este exame permite estudar o reto, e parte do colon esquerdo e diagnosticar doenças como tumores, inflamações, realizar biópsias, ou retirar pólipos, se necessário.
Para este exame não se faz necessária nenhuma dieta ou jejum.
Exame a ser realizado pela manhã - Aplicar 1/2 frasco de clister glicerinado ou fosfoenema, facilmente encontrados em farmácias, pelo ânus na véspera à noite. O paciente deverá segurar o líquido no interior do intestino por cerca de 10 min e após deve ir ao banheiro, que permitirá a limpeza de fezes do local a ser examinado. Se o paciente tiver constipação (prisão de ventre), este preparo deverá ser iniciado na tarde da véspera com a aplicação de 1/2 frasco da medicação acima citada e repetida à noite.
Exame a ser realizado a tarde – Aplicar 1/2 frasco de clister glicerinado ou fosfoenema, facilmente encontrados em farmácias, pelo ânus na véspera do exame pela manhã. O paciente deverá segurar o líquido no interior do intestino por cerca de 10 min e após deve ir ao banheiro, que permitirá a limpeza de fezes do local a ser examinado. Se o paciente tiver prisão de ventre, este preparo deverá ser iniciado na noite da véspera com a aplicação de 1/2 frasco da medicação acima citada e repetida pela manhã.
Descontinuar qualquer medicamento que contenha ferro por pelo menos 3 dias antes da realização do exame.
Não é necessário acompanhante para este exame, por não haver necessidade de sedação. Mas quando necessário, o paciente deverá vir acompanhado.
O exame tem duração de cerca de 10 a 20 minutos podendo ser feito sem sedação ou com sedação leve, e normalmente tende a ser bem tolerado pelo paciente.
Informações sobre o exame, riscos e benefícios (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) serão dadas aos pacientes, antes do início do exame.
Após o paciente se deitar sob o lado esquerdo, o médico realiza um toque retal, visando facilitar a introdução do aparelho pelo ânus. Este aparelho flexível, lubrificado, da espessura de um dedo, deverá passar lentamente através do reto e por parte do intestino grosso. Uma pequena quantidade de ar é utilizada para auxiliar na visualização do intestino, podendo causar um leve desconforto.
Este exame pode ser considerado seguro quando realizado por médicos experientes, sendo raras as complicações.
Se o paciente não foi sedado, este poderá retornar a suas atividades normais assim como manter alimentação normal. Entretanto, se tiver sido sedado, deverá aguardar um pouco e ao ser liberado para casa não deverá dirigir, realizar exercícios ou ingerir álcool.
Perda de pequena quantidade de sangue, autolimitada poderá ocorrer após realização de biópsias. Leve cólica ou desconforto ou gases podem ocorrer, mas tendem a cessar rapidamente. Na persistência de sintomas ou dúvidas, entre em contato com a Gastrocentro Carioca.
O laudo do exame será enviado por via eletrônica (E-mail ou Whatsapp) no prazo de até 1 semana após sua realização, reduzindo a necessidade de deslocamento ao local onde foi realizado.
Quando solicitado pelo paciente, o resultado impresso poderá ser disponibilizado na clínica, para retirada por até 30 dias corridos após a realização do exame.
O material coletado durante o exame (biópsias e polipectomias) será encaminhado diretamente para o laboratório, cuja identificação lhe será comunicada ao final do exame. Estes resultados serão fornecidos APENAS junto aos laboratórios, por via eletrônica ou localmente.
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados. All rights reserved. Proibida sua reprodução total ou parcial
© 2024 Gastrocentro Carioca
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial