Colonoscopia

Definição

  • A Videocolonoscopia tem como objetivo a investigação do intestino grosso por meio de um aparelho que é introduzido por via retal acoplado a uma câmera que permite visualizar de forma detalhada eventuais alterações ou lesões do intestino. Este exame permite a realização de biópsias e de tratamentos endoscópicos, se necessários. A equipe para realização deste exame é constituída por médico endoscopista, um anestesista (responsável por um exame seguro e indolor) e um instrumentador e/ou técnico de enfermagem que auxilia nos procedimentos.

Indicações

  • Recomendado para investigação de sintomas de origem intestinal , como sangramento nas fezes, diarreia, constipação e dor abdominal ; rastreamento de câncer colorretal em indivíduos assintomáticos com idade a partir dos 45 anos, ou em pacientes com doenças com maior risco de desenvolvimento de câncer intestinal ( colangite esclerosante, poliposes hereditárias, colite ulcerativa, etc)

Como ocorre

  • O exame é realizado habitualmente em ambiente hospitalar visando a maior segurança ao paciente, podendo ser o preparo realizado no hospital ou domiciliar, dependendo da indicação e individualizado para cada paciente. 
  • Há necessidade de um acompanhante adulto que permanecerá desde o momento da chegada até o término do exame (4 a 8 horas dependendo se o preparo domiciliar ou hospitalar). Na ausência de acompanhante ou se o paciente vier dirigindo qualquer tipo de veículo, o exame não poderá ser realizado e deverá ser  remarcado.
  • O paciente deverá chegar ao local em jejum e se apresentar na recepção do hospital no horário previamente combinado, com toda a documentação necessária. Após a internação, ele deverá ser encaminhado ao centro cirúrgico onde será realizada uma sedação profunda sob supervisão de anestesista.
  • O exame tem duração variável dependendo se haverá necessidade de outros procedimentos como biópsias, retiradas de pólipos, etc. O horário agendado para realização do exame deve ser considerado flexível, servindo de referência para a chegada do paciente ao hospital. Podem ocorrer atrasos em função de dificuldades ou no tipo de procedimento executado no exame anterior.
  • Se foi realizada colonoscopia prévia, ou alguma cirurgia intestinal prévia, o paciente deverá levar este resultado/ relatório no dia do exame.

Após o exame

  • Após o término do exame, o paciente estará acordado, retornando ao quarto onde permanecerá em observação por pequeno período.
  • Sensação de desconforto intestinal poderá ocorrer decorrente do ar introduzido no intestino, que tende a desaparecer com a liberação de gases e uso de medicamentos. 
  • Será realizada uma alimentação leve com posterior liberação hospitalar pelo médico executante do procedimento, com orientações para casa.
  • O paciente deverá permanecer em repouso domiciliar, não devendo ter nenhum compromisso importante, ingerir álcool, realizar exercícios ou dirigir. Se algum tipo de medicamento foi suspenso previamente ao exame, deverá ser questionado ao médico sobre quando poderá retomar seu uso. Se surgir dor abdominal forte que não cede ou febre, vômitos persistentes ou perda de sangue pelo ânus, deverá contactar o médico executante e/ou com a Gastrocentro Carioca (verifique as orientações pós exame entregues ao seu acompanhante na visita médica após o término do exame!)
  • O laudo do exame estará disponível no site da Gastrocentro Carioca, em período de até 7 dias da sua realização, devendo ser utilizada a senha que lhe será enviada por via eletrônica ( whatsapp e/ou email.) Quando solicitado pelo paciente, o resultado impresso poderá ser disponibilizado na clínica, por até 30 dias corridos após a realização do exame.
  • O resultado das biópsias deverá ser obtido por via eletrônica, através do site da Gastrocentro Carioca ou direto com laboratório responsável pela análise ( estes dados poderão ser obtidos por via eletrônica). Este resultado não é enviado para a Gastrocentro Carioca !

CONFIRA

Outros Exames