Definição
- Este é um exame diagnóstico não invasivo utilizado para detectar a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago. Ele é baseado na capacidade da bactéria de produzir uma enzima chamada urease, que quebra a ureia em amônia e dióxido de carbono (CO₂). O CO₂ resultante é absorvido pela corrente sanguínea e exalado pelos pulmões.
Indicações
- Detectar a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) existente no estômago. em indivíduos , mesmo sem sintomas, com maior risco de desenvolver câncer gástrico ( por exemplo, histórico familiar) , ou na existência de úlceras gástricas e duodenais , gastrites crônicas / atróficas, anemia por deficiência de ferro e vitamina B12, sintomas gástricos ( dor, desconforto, indigestão, queimação) e lesões malignas e pré malignas do estômago.
- Pode ser realizado em gestantes e crianças a partir de 3 anos de idade e pacientes idosos mais debilitados.
Vantagens
- Alta sensibilidade e especificidade para adultos e crianças
- Método simples, rápido, não invasivo, confortável para o paciente
- Não requer sedação e pode ser realizado em ambiente ambulatorial, sem necessidade de afastamento de atividades de rotina
- Útil para diagnóstico inicial da infecção pelo H pylori
- Método padrão-ouro para confirmar a erradicação da bactéria após tratamento,
- Rápida disponibilidade de resultados.
Limitações
- Pacientes submetidos a cirurgia gástrica / bariátrica- menor sensibilidade se comparado a endoscopia digestiva alta com biópsia.
- Não deve ser realizado em paciente com doenças pulmonares crônica como, enfisema e asma brônquica para não deve ser realizado em pacientes com doenças pulmonares crônicas descompensadas ( enfizema , asma brônquica ).
Como ocorre
- O paciente inicialmente segura a respiração ( 4-5 segundos ) e expira o ar em uma bolsa coletora ( fase pré ingestão).
- Depois ele ingere um copo de 200 ml de suco de frutas que contém uréia enriquecida com carbono-13, utilizando um canudo.
- Após 15 minutos, o paciente segura a respiração novamente ( 4-5 segundos), e exala o ar em outra bolsa coletora.
- Logo após o paciente será liberado da clínica
- Posteriormente as 2 bolsas coletoras identificadas serão acopladas ao equipamento onde será realizada a leitura.
Após o exame
- O paciente poderá retornar a suas atividades habituais
- O laudo do exame estará disponível no site da Gastrocentro Carioca, em período de até 7 dias da sua realização, devendo ser utilizada a senha que lhe será enviada por via eletrônica ( whatsapp e/ou email.)
- Quando solicitado pelo paciente, o resultado impresso poderá ser disponibilizado na clínica, por até 30 dias corridos após a realização do exame.