Quanto tempo o novo coronavírus vive em uma superfície ou no ar?
Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o Covid-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros coronavírus. Uma série de estudos aponta que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus Covid-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).
Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Que cuidados tomar ao usar transporte público?
- Evite o transporte público. Se a distância for pequena e você puder ir a pé ou de bicicleta, melhor.
- Se o transporte público for inevitável, evite o horário de pico para usá-lo. Se ele estiver cheio e puder esperar, aguarde o próximo.
- Tente se manter distante das outras pessoas, busque os bancos vazios.
- Abra ou incentive a abertura das janelas, para que o ar circule. O mesmo vale para transportes como táxi, Uber e similares.
- Use o álcool gel a cada vez que encostar na barra do ônibus ou qualquer superfície de uso comum. Principalmente antes de levar a mão ao rosto.
- Na impossibilidade de usar o álcool gel após tocar em uma superfície pública, não leve a mão ao rosto. E nem pegue o celular.
- Encontrou um amigo no caminho? Sem beijos e abraços, ele vai entender.
- Cubra a boca e o nariz com lenço descartável quando tossir ou espirrar.
Fonte: Jornal O Globo
Que cuidados tomar ao ficar em casa?
- Organize suas necessidades para reduzir o número de saídas previstas. Tem que ir ao mercado ou à farmácia? Se possível, faça os pedidos em casa e já abasteça a despensa — sem exageros ou pânico — para momentos mais críticos de circulação de pessoas.
- Coma em casa e cozinhe, sempre que possível. Pedir comida é uma alternativa aos restaurantes, mas até o que vem de fora traz riscos.
- Mantenha a limpeza da casa em dia. Desinfete objetos e superfícies tocados com frequência, como brinquedos e maçanetas. Um desinfetante de uso geral já é suficiente para limpar chão, paredes e lixeiras. Álcool 70% também é eficaz na higienização de objetos.
- Aumente a frequência de troca de roupas de cama e tolhas. Para lavá-las, sabão em pó e água são suficientes. Ar-condicionado: limpe os filtros com água e sabão. Enxágue, deixe secar e recoloque. Não compartilhe objetos de uso particular, como toalhas, maquiagens, copos e talheres.
- Evite o uso de áreas comuns, não use as piscinas e não leve as crianças para o playground. A princípio, espaços abertos não são problemáticos para transmissão aérea, mas em um playground, as superfícies vão estar infectadas, as crianças tocam os brinquedos e podem se contaminar.
- Chegou da rua? Retire os sapatos, bolsa e mochila e os deixe do lado da porta, evitando a circulação destes objetos pelos espaços. Vá direto ao banheiro, tome banho. As roupas usadas devem ser lavadas, sem reutilização.
- Diante de algum sintoma da doença, fique em casa e comunique seu gestor para saber como proceder.
Fonte: Jornal O Globo
Que produtos de limpeza matam o vírus?
Álcool em gel 70% e água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar contaminação.
Além desses, outros produtos de limpeza também ajudam no combate, como: água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente e sabão.
Que cuidados ter na hora de fazer compras?
- Considere que sua mão está sempre suja. Nunca a leve à boca, nariz, olhos ou cabelo.
- Evite ficar a menos de um metro de qualquer pessoa.
- Pague suas compras com cartão. Não aceite notas e moedas até depois da pandemia.
- É importante ter uma “roupa de rua”. Não use em casa a mesma roupa que usar na rua. Ao chegar em casa, coloque-a para lavar.
- Sempre ao chegar em casa tire os sapatos, troque de roupa e lave as mãos e os braços até o cotovelo.
- Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenados.
- Passe álcool 70% uma vez por dia em torneiras, maçanetas das portas, chaves de casa e do carro, celular e tablet, notebook, teclado e mouse.
- Higienize também os produtos não comestíveis. Limpe-os com álcool 70% ou deixe-os ao sol por pelo menos duas horas.
- Higiene os alimentos ao chegar em casa. Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída (siga as instruções do rótulo) e depois enxague bastante com água corrente.
Que cuidados devo ter ao usar meu carro?
- Não faça desinfecção do carro por fora. Considere sempre que o veículo possa estar contaminado. Use um papel toalha para abrir a porta.
- Guarde álcool em gel, álcool líquido 70 e um rolo de papel toalha no seu carro.
- Molhe uma folha de papel toalha com álcool líquido 70 e passe no volante, no freio de mão, na alavanca das marchas, na maçaneta interna da porta, no cinto e no gatilho do cinto, nos controles dos vidros e do rádio.
Que cuidados profissionais de saúde devem tomar no trato com pacientes em domicílio?
- Deixe seus pertences do dia a dia de trabalho no trabalho.
- Deixe roupas, sapatos e demais objetos pessoais em local reservado para limpeza e lavagem.
- A lavagem de roupa deve ser com água e sabão, sem nenhuma necessidade de produtos adicionais. Não há necessidade de lavar separadamente. O vírus será inativado com água e sabão.
- Lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
- Tome banho com água e sabão. Não há necessidade de produtos adicionais.
- Reforce a etiqueta respiratória para todos os membros da família.
- Isole os membros da família com sintomas respiratórios (com uso de máscara cirúrgica e permanência em quarto individual e, se possível, sem circulação em áreas comuns.
- Reforce a limpeza do ambiente, especialmente nas superfícies mais tocadas, com álcool 70% ou água e sabão.
- Se você, profissional de saúde, apresentar sintomas, inicie o seu isolamento e comunique ao seu contratante.
Que cuidados devo tomar com minhas lentes de contato?
É preciso redobrar o cuidado com elas: lavar as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes, lavá-las apenas com o removedor de proteínas, manter e trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento, não usar a lente por mais de 12 horas seguidas e usar lubrificante sem conservantes ou colírio nos olhos sempre que possível.