Hepatites

Hepatites

O que é Hepatite ?

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico de uma enfermidade e que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença clinicamente ativa, podendo ser fulminante e fatal (mais freqüente nas formas agudas).

Quais são as causas de hepatite ?

Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, citomegalovírus, Dengue, mononucleose, etc).

álcool é uma causa muito frequente de hepatite no nosso meio. Outras drogas, principalmente medicamentos, também podem levar a disfunção do fígado. Entre os medicamentos que mais comumente causam hepatite, destacam-se os anticonvulsivantes, antiinflamatórios, sulfas e derivados, terapias hormonais, derivados imidazólicos, entre outros.

Vários distúrbios metabólicos podem causar hepatite. O distúrbio metabólico mais comum no Brasil e no mundo está relacionado com a síndrome metabólica e a resistência à insulina, determinando infiltração de gordura no fígado (esteatose hepática), que pode levar à hepatite, numa condição chamada de esteato-hepatite.

Os pacientes portadores de síndrome metabólica apresentam algumas das seguintes características: obesidade, diabetes, elevação no colesterol, pressão alta e elevação do ácido úrico. Outras doenças metabólicas, menos comuns, também podem causar hepatite, como a doença de Wilson e a hemocromatose.

Algumas doenças de causa desconhecida, chamadas auto-imunes, também podem levar à hepatite. Nessas doenças, os anticorpos (células de defesa do organismo) produzidos pelo organismo reagem contra células da própria pessoa (fígado, por exemplo), causando inflamação.

Todas as hepatites causam os mesmos sintomas ?

Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. A grande maioria das hepatites agudas são sem sintomas ou com poucos sintomas pouco específicos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares, passando muitas vezes despercebidas.

Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por “trisa” ou “amarelão” e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e dos olhos. Além da icterícia pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal).

Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. As hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.

Qual o tratamento das hepatites ?

O tratamento vai depender da causa da hepatite. Muitas das hepatites causadas por vírus têm resolução espontânea e não deixam seqüelas. Outras hepatites, como as causadas pelos vírus B e C, podem necessitar de tratamento visando interromper a progressão para a cirrose. As hepatites causadas pelos medicamentos podem necessitar na sua interrupção. As hepatites de origem metabólica apresentam tratamentos específicos, assim como a Hepatite Auto-Imune.

O mais importante é o procurar o seu médico para investigar e realizar o seu tratamento.

Como prevenir o desenvolvimento das hepatites ?

Todos os pacientes com história ou com fatores de risco ainda presentes devem investigar a presença de hepatites, principalmente as hepatites B e C. Os fatores de risco mais importantes são: profissionais da área de saúde, (ex)usuários de drogas, homossexuais, profissionais do sexo ou pacientes com história de transfusão sanguínea ou de derivados do sangue (plasma, albumina, concentrado de plaquetas).

Algumas hepatites virais, como as hepatites A e B, apresentam vacinas, disponíveis nos Postos de Saúde. Os pacientes portadores de doenças no fígado ou com fatores de risco para alguma dessas doenças devem ser vacinados. As bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Pacientes que já apresentam alguma doença no fígado podem piorar a doença. O mesmo cuidado deve ser tomado com medicamentos, porque muitos deles podem acometer o fígado ( efeitos colaterais).

Pacientes com síndrome metabólica (discutido acima) devem procurar orientação médica especializada para prevenir as diversas complicações possíveis, entre elas a esteato-hepatite e cirrose. As outras causas de hepatite, apesar de não possuírem vacinas, podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente, podendo impedir a evolução para cirrose.

Autora: Dra Paula Cristina Pereira Dias